Eu sou meio de época, época de colocar sempre alho em tudo quanto é comida que faço (e no caso é muuuuito), época da cebola, seguindo essa mesma linha, por exemplo: brincavam que não era macarrão com cebola, era cebola com macarrão. rs
Mas outro dia notei que estava usando muito pouco o alho, estava "rendendo" muito. Notei que é por pura pressa de preparar a comida da forma mais prática possível. Aí nem sempre dá tempo de parar tudo para descascar o alho e depois espremer (odeio ter que lavar depois o espremedor, rs) ou picar.
Usei um dia o miniprocessador que minha mãe deu de presente. Funcionou muito bem para picar/triturar/sei lá o que ele fez. Mas vamos combinar que para fazer isso com um dente de alho não rola, é mais coisa para lavar e por mais que seja mini, ele precisa ter um pouco mais de coisas para processar, né?
Claro que pensei em descascar tudo de uma vez e guardar na geladeira, já trituradinho, só que vi numa entrevista que o grande lance do alho é comê-lo de preferência cru e sem cortar, para manter melhor suas propriedades.
Eita, dá trabalho...
Ah, os dentes que estavam num pote de plástico tampado quando abri outro dia estavam meio murchos, mas o cheiro dentro do pote estava divino (para quem gosta de cheiro de alho, claro!).
Deixo aqui algumas sugestões de como usar o alho e ainda assim facilitar a vida.
Esses utensilhos prometem descascar o alho (tubo de borracha que está na mão) e triturar, o nome é Mister Garlic. Encontrei no Amazon por $ 10,98. Se alguém souber onde vende por aqui e se funciona avisa, tá? :)
>>>> Encontrei na Etna esse descascador de alho (27/02/11).
Agora uma dica para quem quer ter um pouco menos de trabalho: pode descascar todo o alho de uma vez só e depois colocá-lo num pote de vidro com óleo e ir tirando os dentes conforme for precisando. Esse óleo poderá ser usado no preparo das comidas em geral.
Seguem mais dicas (editadas) que encontrei no site da UNIRIO:
Como Comprar: as cabeças de alho devem ser redondas, formes e cheias, e com a parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos. Evite comprar cabeças de alho cujo dentes estejam soltos, moles e murchos.
Como armazenar:
- em lugar fresco, seco e levemente arejado. Se for mantido em lugares úmidos e quentes, vai mofar rapidamente e murchar.
- cabeça de alho inteira é colocá-la num recipiente de cerâmica com orifícios para a ventilação.
Desde que tomados os devidos cuidados na compra, é possível armazená-lo por até 1 mês. Se as condições do ambiente forem adequadas pode chegar até 2 meses.
- esmagar o alho e colocá-lo num vidro bem limpo e seco na geladeira.
- descascados e guardados com óleo num vidro na geladeira ou congelado.
Nunca consuma alho guardado em óleo fora da geladeira, pois em temperatura ambiente ele pode desenvolver bactérias nocivas à saúde, sendo uma grande fonte para o botulismo. Outra forma para armazená-lo seria picá-lo ou triturá-lo e secá-lo.
Alho já picado industrializado costuma ter sabor muuuito fraco. Não sou fã.
Descascar:
- dê uma leve pancada com a parte achatada da faca sobre o alho, assim a sua casca sai mais facilmente.
- grande quantidade: cubra os dentes com um pano de prato e de pancadinhas com uma panela pesada.
- cortar as pontas dos dentes e descacar um por um. (é o que faço normalmente)
As vezes é necessário manter intacta a forma do alho, para isso existe um descascador de alho.
Existem pessoas que aquecem o alho no microondas por um minuto, sua casca sai facilmente, mas o alho perde um pouco do seu sabor. (fiz isso e ficaram murchos e sem graça, acho melhor testar com menos tempo)
Deixar os dentes de molho na água, também ajuda a retirar a sua casa e em certas religiões, como no candomblé, o alho só pode ser descascado assim.
O corte e o sabor: dente inteiro deixa um sabor mais suave. Fatiado ou picado o seu sabor fica mais presente e amassado fica mais forte, devido a liberação da alicina.
Como utilizar: O aroma do alho é um dos mais exitantes da cozinha, mas se for cozinhado de forma errada, pode estragar um prato.
O erro mais comum é cozinhar o alho em fogo alto, pois ele queima rapidamente e seu gosto torna-se amargo. Quando for sautear, fritar ou refogar o alho, deve se tomar sempre bastante cuidado para o alho não queimar.
- fervura: preserva a sua forma e o sabor fica mais delicado. Não é necessário tirar a casca, ela sairá facilmente e se quiser fazer um purê de alho é só continuar o cozimento até que os dentes estejam bem macios para serem amassados.
- assar: potencializa sabor e aroma e dá cor de caramelo (forma mais utilizada para fazer bruschettas). Também pode assar com aguá, assim ele será cozinhado ao mesmo tempo e terá um resultado com sabor mais ameno.
- grelhar: os dois lados do dente, virando quando um dos lados estiver marrom. Usar como se fosse assado, mas o sabor fica mais marcante.
- para fazer a Vinha D’alho: mais conhecida como marinada e que tem a finalidade de conservar e dar gosto especial a certos tipos de carne.
SEU ODOR: "ofende" só a quem não come e fica perto de quem come... A melhor solução seria oferecer alho às pessoas a sua volta, assim ninguém notará o cheiro.Portanto, para os que gostam de comer alho e cozinhar com alho, sugerimos alguns truques:
- mastigar salsa ou qualquer espécie verde que contenha muita clorofila para manter o hálito fresco
- os árabes usavam mastigar grãos de coentro como recurso contra o hálito forte do alho
- beber um copo de leite ou de vinho também dá bons resultados
- esfregar bem as mãos com sal e limão e lavá-las em água fria, tira o cheiro forte das mãos de quem está cozinhando
- os árabes usavam mastigar grãos de coentro como recurso contra o hálito forte do alho
- beber um copo de leite ou de vinho também dá bons resultados
- esfregar bem as mãos com sal e limão e lavá-las em água fria, tira o cheiro forte das mãos de quem está cozinhando
- esfregar as mãos nas costas de uma colher de metal também adianta. Há um "sabonete" de metal que também tira o cheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário